A Liga do Araguaia é um movimento de pecuaristas que promove práticas sustentáveis na região do Vale do Araguaia, no Mato Grosso. Em 2023, a Morada Comum construiu um plano de comunicação para divulgar ações que já conseguem conciliar proteção ambiental e produção.
Uma das intervenções foi um dia de campo com a presença de mais de 260 pecuaristas do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás. No encontro, que marcou os 10 anos de existência da Liga do Araguaia, os pecuaristas debateram temas como rastreabilidade, manejo sustentável de pastagem e mercado de carbono.
A parceria com a Morada Comum aumentou a presença da Liga do Araguaia na mídia especializada e junto a pecuaristas de diferentes regiões do país, reforçando que fazer pecuária sustentável pode ser um bom negócio.
“Para nós, a Morada Comum representa uma grata surpresa, sinalizando tempos de mudança, e espero avançar muito nessa parceria nos próximos anos”
Pecuarista e presidente da Liga do Araguaia
A Campanha Nós na Criação contribuiu com oito igrejas evangélicas na caminhada de se perceberem enquanto parte da Criação de Deus, de modo a torná-las agentes transformadoras e ativas no enfrentamento à crise ambiental e climática, levando o entendimento de que essa pauta integra a sua
missão.
Investimos nos processos de formação de novos líderes evangélicos, com o intuito de que eles pudessem enaltecer as conexões entre fé e proteção da natureza e conseguissem organizar suas comunidades para desenvolver soluções para seus problemas socioambientais.
Com o Nós na Criação, a Morada comum pretendia aumentar o número de evangélicos conservadores que acreditam na necessidade de proteger a natureza como uma criação de Deus, tornando a ecoteologia parte das doutrinas evangélicas.
Entre as ações realizadas, promovemos reuniões de mentoria, participamos de cultos dominicais e organizamos atividades de reflexão ecológica para a juventude. Além disso, produzimos material de divulgação dessas ações, como podcasts e publicações para a mídia digital.